4 Anos Dedicados ao estudo da Biologia e da Inteligência Humana
1896 - Piaget nasce no dia 9 de agosto, na cidade suíça de Neuchâtel, filho de Arthur Piaget, professor de literatura.
1907 - Com apenas 10 anos, publica na revista da Sociedade dos Amigos da Natureza de Neuchâtel escreve um artigo sobre um pardal branco. Torna-se assessor do Museu de História natural local.
1915 - Forma-se em Biologia pela Universidade de Neuchâtel. Desde o ginásio já esta interessado em Filosofia e Psicologia.
1918 - Torna-se doutor com ums tese sobre moluscos e muda para Zurique para estudar Psicologia, principalmente Psica-nálise.
1919 - Muda-se para a França e ingressa na Universidade de Paris. É convidado a trabalhar com testes de inteligência infantil.
1921 - A convite do psicólogo da educação Edouard Claparéde, um dos principais nomes da Escola Nova, passa a fazer pesquisas no Instituto Jean Jacques Rousseau, em Genebra, destinado à formação de professores.
1923 - Lança o primeiro livro sobre suas pesquisas. A linguagem e o Pensamento da Criança.
1924 - Casa-se com uma de suas assistentes, Valentine Châtenay, com quem teve três filhos: Jacqueline (1925), Lucienne (1927) e Laurent (1931).
1925 - Começa a lecionar Psicologia, História da Ciência e Sociologia em Neuchâtel.
1929 - Passa a ensinar História do Pensamento Ciêntifico, em Genebra, e assume o gabinete Internacional da Educação, dedicado aos estudos pedagógicos.
Anos 30 - Escreve vários trabalhos sobre as primeiras fases do desenvolvimento, muitos deles inspirados na observação dos três filhos.
1940 - Com a morte de Claparéde, torna-se su sucessor como professor e diretor do Laboratório de Psicologia.
1941 - Publica trabalhos sobre formação dos conceitos matemáticos e físicos, com as pesquisadoras Barbel Inhelder e Alina Szeminska.
1946 - Participa da elaboração da constituição da Unesco, orgão das nações unidas para a educação, Ciência e Cultura. Torna-se membro do conselho executivo e é várias vezes Subdiretor Geral, responsável pelo Departamento da Educação.
1950 - Publica Introdução à Epistemologia Genética, a primeira síntese de sua teoria do conhecimento.
1952 - É convidado a lecionar na Universidade de Sarbonne em Paris, sucedendo ao filósofo Merleau Ponty.
1955 - Funda o Centro Internacional de Epistemologia Genética, em Genebra, destinado a realizar pesquisas indiciplinares sobre a formação da inteligência.
1967 - Escreve Biologia do Conhecimento, a principal obra da sua maturidade.
1980 - Morre em Genebra no dia 16 de setembro.
0 comentários:
Postar um comentário
OLÁ COLEGAS, DEIXE SEUS COMENTÁRIOS.