Páginas

sábado, 6 de março de 2010







Crie glitters aqui!

A PSICOLOGIA E SUAS ADAPTAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Para estudar o desenvolvimento da psique infantil, é mister começar pela análise da atividade central da criança, como ela é contituída nas condições concretas de vida. A atividade central é a atividade cujo desenvolvimento governa mudanças mais importantes nos processos psiquícos da criança, em um determinado momento de seu desenvolvimento. A educação, por constituir um procedimento organizado de transmissão da experiência social, desempenha um papel determinante no processo de desenvolvimento psiquíco infantil.

É impotante lembrar como nasceu a Psicologia.

A Psicologia nasceu por ocasião das transformações científicas, técnicas, econômicas e políticas da sociedade industrial, tornando-se indispensável e essencial em vários setores da vida humana...

...o nascimento da técnica e, posteriormente, da ciência psicológica respondeu às exigências do advento da sociedade industrial: de um lado, a necessidade de selecionar e de orientar seus sujeitos no meio do trabalho e, por conseguinte, no domíniiio escolar; do outro, adaptar melhor as condições de trabalho em vista de um melhor rendimento...(BERNARD, 1981, p. 80)

Portanto, a ciência psicológica surgiu no quadro histórico do capitalismo como ciência que justificaria a contradição entre o indivíduo e a sociedade. Dessa forma, estudando o indivíduo abstraído de seu contexto histórico e social, a `Psicologia acabou por legitimar a desigualdade social, ao recorrer ao discurso das diferenças individuais para classificar os indivíduos como mais aptos ou menos aptos.
A Psicologia dita científica esteve, portanto, a serviço da alienação, servindo como instrumento de poder, quando, ao incorporar o modelo das ciências naturais, considerou como princípio natural a adaptação e o  ajustamento do indivíduo ao meio, colaborando, dessa forma, com a consolidação e manutenção da ordem vigente.
As marcas históricas da Psicologia como ciência, determinada ideologicamente, acabaram por gerar uma Psicologia aplicada, supostamente neutra e homogênea. Construída, portanto, sobre o paradigma positivista, a Psicologia cumpriu a função social de agente de adaptação dos indivíduos à sociedade.

Você como professor(a), já parou para pensar que, o quê e como você trabalha com seus alunos está impregando d eidéias e conhecimento psicológico que expressam uma visão de ser humano, de sociedade, de educação? 
Obsevação: Esses textos foi retirado do fascículo 4 de psicologia do curso Pedagogia para Educação Infantil-UFMT.

RECADINHOS AQUI

COMO USAR AS IMS NA EDUCAÇÃO

Vamos Construir

Aquarela

PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

SENINHA DO BRASIL