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sexta-feira, 18 de novembro de 2011

PIAGET

4 Anos Dedicados ao estudo da Biologia e da Inteligência Humana




1896 - Piaget nasce no dia 9 de agosto, na cidade suíça de Neuchâtel, filho de Arthur Piaget, professor de literatura.

1907 - Com apenas 10 anos, publica na revista da Sociedade dos Amigos da Natureza de Neuchâtel escreve um artigo sobre um pardal branco. Torna-se assessor do Museu de História natural local.

1915 - Forma-se em Biologia pela Universidade de Neuchâtel. Desde o ginásio já esta interessado em Filosofia e Psicologia.

1918 - Torna-se doutor com ums tese sobre moluscos e muda para Zurique para estudar Psicologia, principalmente Psica-nálise.

1919 - Muda-se para a França e ingressa na Universidade de Paris. É convidado a trabalhar com testes de inteligência infantil.

1921 - A convite do psicólogo da educação Edouard Claparéde, um dos principais nomes da Escola Nova, passa a fazer pesquisas no Instituto Jean Jacques Rousseau, em Genebra, destinado à formação de professores.

1923 - Lança o primeiro livro sobre suas pesquisas. A linguagem e o Pensamento da Criança.
1924 - Casa-se com uma de suas assistentes, Valentine Châtenay, com quem teve três filhos: Jacqueline (1925), Lucienne (1927) e Laurent (1931).

1925 - Começa a lecionar Psicologia, História da Ciência e Sociologia em Neuchâtel.

1929 - Passa a ensinar História do Pensamento Ciêntifico, em Genebra, e assume o gabinete Internacional da Educação, dedicado aos estudos pedagógicos.

Anos 30 - Escreve vários trabalhos sobre as primeiras fases do desenvolvimento, muitos deles inspirados na observação dos três filhos.

1940 - Com a morte de Claparéde, torna-se su sucessor como professor e diretor do Laboratório de Psicologia.

1941 - Publica trabalhos sobre formação dos conceitos matemáticos e físicos, com as pesquisadoras Barbel Inhelder e Alina Szeminska.

1946 - Participa da elaboração da constituição da Unesco, orgão das nações unidas para a educação, Ciência e Cultura. Torna-se membro do conselho executivo e é várias vezes Subdiretor Geral, responsável pelo Departamento da Educação.

1950 - Publica Introdução à Epistemologia Genética, a primeira síntese de sua teoria do conhecimento.
1952 - É convidado a lecionar na Universidade de Sarbonne em Paris, sucedendo ao filósofo Merleau Ponty.

1955 - Funda o Centro Internacional de Epistemologia Genética, em Genebra, destinado a realizar pesquisas indiciplinares sobre a formação da inteligência.

1967 - Escreve Biologia do Conhecimento, a principal obra da sua maturidade.

1980 - Morre em Genebra no dia 16 de setembro.

VALOR DO PROFESSOR

Verdades da Profissão de Professor
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.
Paulo Freire

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