Páginas

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Secretária de Educação Visita Escolas de Barra do Bugres

 


     A Secretária de Educação Rosa Neide, do Estado de Mato Grosso esteve em Barra do Bugres no ultimo dia 11 de novembro.
     Fazendo vistorias nas reformas e nas novas construções de escolas no município, estiveram visitando 13 escolas. A primeira a ser visitada foi a Escola Estadual Sabino Ferreira Maia no Distrito do Currupira, onde foi servido o café da manhã a todos. Logo após, seguiram para a Escola Estadual José Mariano Bento na comunidade de Baixus “Quilombolas,” acompanhados dos Diretores das escolas e assessores pedagógicos onde se iniciara a construção de mais um prédio pra abrigar os alunos que já vem estudando há alguns anos embaixo de barracão cobertos por folhas de coqueiro “babasu,” e esperam anciosos por este prédio que será bem estruturado e terá confortáveis salas de aulas.
     Após a palestra, o almoço foi servido e seguiram com o compromisso. Visitaram as escolas da sede em Barra do Bugre, a Sec. Rosa Neide deu a cada diretor a oportunidade de expor a necessidade de sua escola, e entregar em mãos suas reinvidicações, enquanto seguiu visitando todas as demais escolas do município, seguindo a ordem: Escola Estadual José Ourives, Acessória Pedagógica, Escola Estadual Julio Muller, Escola Estadual Julieta Xavier Borges, Escola Estadual João de Campos Borges, A construção do prédio do CEJA 15 de outubro, Escola Estadual Alfredo José da Silva, Escola Estadual Evangélica Assembléia de DEUS, Escola Estadual João Catarino de Sousa e Palestra com comunidade escolar.
Para encerrar esse dia tão gratificante, foi servido um delicioso jantar pra toda comitiva por volta das 20h00, na Maçonaria onde todos os presentes puderam ouvir e desfrutar da companhia da Secretária de Educação Rosa Neide.

Mimos confeccionados pelos alunos do Curso de Pintura

BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Alunos da Silvana Daniel participam do projeto “Aliança Para o Brincar”
 
Clique para aumentar a foto!
Os acadêmicos do 4º e 2º anos do curso de Pedagogia para Educação Infantil ofertado pelo NEAD/UFMT em convênio com a Prefeitura Municipal de Barra do Bugres desenvolveram na está manhã desta segunda-feira, na extensão da Escola Infantil Municipal Silvana de Souza Daniel, o projeto “Aliança Para o Brincar” implementando o Dia Internacional do Brincar ocorrido na data do último dia 28. Aproximadamente 35 crianças participaram das brincadeiras.

O projeto já vem sendo implementado há mais de três anos pela UFMT nos núcleos existentes no estado de Mato Grosso. Em Barra do Bugres é o 1º ano e a unidade estudantil escolhida foi à extensão da Escola Silvana de Souza Daniel, que funciona na Loja Maçônica Estrela da Barra, no Bairro São Raimundo.

O professor e atual secretário de Educação do Município, Marcos Joel Mafei, salientou a importância das brincadeiras no aprendizado das crianças. Mafei destacou os investimentos na educação infantil, principalmente na escola Silvana Daniel, onde fora toda reformada para dar melhores condições de lazer às crianças.

De acordo com as orientadoras do NEAD/UFMT núcleo de Barra do Bugres, Maria do Socorro Anselmo de Gois e Silvana Dias de Oliveira, a crianças necessita da brincadeira para desenvolver seu aprendizado, seu lado intelecto, criativo, psicológico e motor. A experiência e a pesquisa indicam que o brincar criativo é que dá às crianças uma base sadia para o aprendizado posterior.

 A coordenadora da unidade estudantil, Valdinéia Ferreira dos Santos Piasson, disse que é de suma importância as brincadeiras no aprendizado das crianças. É brincando que elas descobrem o mundo e vivenciam suas leis. O brincar é, por assim dizer, a sua linguagem. Através do brincar, as crianças expressam seus sentimentos, convívio em grupo e espírito em evidência.

Durante toda a manhã os 35 alunos do NEAD realizaram atividades com brincadeiras, como: Briga do Galo, Corrida do Ovo, Dança das Cadeiras, Bambolê, Boliche, Brincadeira de Roda. Foram instaladas no interior da escola Piscina de Bolinhas e Pula-pula. No início do evento as crianças assistiram um teatro de fantoche, tratando de um tema bem propício para o dia-dia delas, os cuidados fundamentais da higiene.

Após as brincadeiras com os palhaços foram distribuídos lanches, sorvete e lembrancinhas.

RECADINHOS AQUI

COMO USAR AS IMS NA EDUCAÇÃO

Vamos Construir

Aquarela

PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

SENINHA DO BRASIL