Páginas

segunda-feira, 21 de junho de 2010

15 PASSOS PARA OS PAIS AJUDAREM OS FILHOS

Coisas simples que ajudam seus filhos a aprenderem


São coisas tão simples que podemos imaginar se o efeito será de fato compensador.
Mas, o segredo de todas as coisas está na simplicidade. Existe coisa mais simples do que o ato de respirar?
E no entanto é isso que nos mantém vivos, e nada fizemos para aprender como faze-lo! Então...
O caminho para ser bem sucedido na Escola começa logo cedo.
Boa saúde, bons relacionamentos, e oportunidades para aprender tudo, ajudam a criança a preparar a base para ser bem sucedida na vida. Mas, muitos Pais se perguntam:
"Como faço para dar estas coisas tão essenciais a meu Filho?"
Pais e encarregados de cuidar das crianças, são pessoas muito ocupadas. Cheias de responsabilidades; Emprego fora de casa, roupa para lavar, casa para cuidar, etc.
No entanto, por mais ocupados que possam ser, eis aqui um monte de coisas que elas podem fazer, sem atrapalhar seus afazeres corriqueiros, e que vai auxiliar suas crianças pequenas a se prepararem melhor para enfrentar a Escola.
Como as pessoas não estão dispostas a deixarem sua rotina diária de lado para se dedicarem as suas crianças, eis aqui algumas sugestões.
São pequenas coisas que tem um grande efeito. A maioria dessas coisas custam pouco ou nada e podem ser feitas sem alterar o ritmo de sua rotina diária.



Veja então a seguir, 15 Coisas Simples que qualquer Pai ou responsável pode fazer para ajudar seus filhos a aprenderem mais.



1. Escute-os e preste mais atenção aos seus problemas ou probleminhas;

2. Leia com eles;

3. Conte-lhes histórias da família;

4. Limite seu tempo de ver televisão;

5. Tenha sempre livros e outros materiais de leitura espalhados pela casa;

6. Ajude-os a encontrar "aquelas palavras" no dicionário;

7. Motive-os a usar e consultar uma Enciclopédia;

8. Compartilhe suas histórias, Poemas e Canções favoritas com eles;

9. Leve-os à Biblioteca para que tenham seu próprio cartão de acesso aos livros;

10. Leve-os aos Museus e Lugares Históricos, sempre que possível;

11. Discuta as novidades do dia ou o que achar que mais interessante com eles;

12. Explore as coisas junto com eles e aprenda sobre plantas, animais, história e geografia;

13. Ache um lugar sossegado para eles estudarem;

14. Faça sempre uma revisão nas suas tarefas de casa;

15. Mantenha sempre contato com seus professores.



Fonte: U.S. Department of Education/Helping Your Child Get Ready For School series

O AMOR É O MAIOR REMÉDIO

O amor é o maior remédio


Não tenham medo de serem firmes comigo.

Prefiro assim. Isso faz com que me sinta mais seguro.

Não me estraguem. Sei que não devo ter tudo que quero.

Só estou experimentando vocês.

Não deixem que eu adquira maus hábitos.

Não me corrijam com raiva e nem na presença de estranhos.

Aprenderei muito mais se falarem com mais calma e em particular.

Não me protejam na conseqüência de meus erros.

Não levem muito a sério minhas pequenas dores.

Necessito delas para obter a atenção que desejo.

Não sejam irritantes ao me corrigirem.

Se assim fizerem, poderei fazer ao contrário do que me pedem.

Não me façam promessas que não poderão cumprir depois.

Lembrem-se que isto me deixará profundamente desapontado.

Não ponham a prova minha honestidade.

Sou facilmente tentado a me dizer mentiras.

Não me mostrem um Deus carrancudo e vingativo.

Isto me afastará dele.

Não desconversem quando faço pergunta, senão eu procurarei nas ruas

as respostas que não obtiver em casa.

Não se mostrem para mim como pessoas perfeitas e infalíveis.

Ficarei extremamente chocados quando descobrir algum erro de vocês.

Não digam que meus temores são bobos, mas sim, ajudem-me a compreendê-los..

Não digam que não conseguem me controlar. Eu julgarei que sou mais forte que vocês.

Não me tratem como uma pessoa sem personalidade.

Lembre-se que tenho meu próprio modo de ser. Não vivam me apontando

os defeitos das pessoas que me cercam.Isto criará em mim desde cedo um espírito intolerante.

Não se esqueçam que gosto de experimentar as coisas por mim mesmo.

Não queiram me ensinar tudo.

Não desistam de ensinar o bem, mesmo que eu pareça não estar aprendendo.

No futuro, vocês verão em mim o fruto que plantaram
Escola é


"... o lugar que se faz amigos.
Não se trata só de prédios, salas, quadros,
Programas, horários, conceitos...
Escola é sobretudo, gente
Gente que trabalha, que estuda
Que alegra, se conhece, se estima.
O Diretor é gente,
O coordenador é gente,
O professor é gente,
O aluno é gente,
Cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
Na medida em que cada um se comporte
Como colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”
Nada de conviver com as pessoas e depois,
Descobrir que não tem amizade a ninguém.
Nada de ser como tijolo que forma a parede,
Indiferente, frio, só.
... o lugar que se faz amigos.
Não se trata só de prédios, salas, quadros,
Programas, horários, conceitos...
Escola é sobretudo, gente
Gente que trabalha, que estuda
Que alegra, se conhece, se estima.
O Diretor é gente,
O coordenador é gente,
O professor é gente,
O aluno é gente,
Cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
Na medida em que cada um se comporte
Como colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”
Nada de conviver com as pessoas e depois,
Descobrir que não tem amizade a ninguém.
Nada de ser como tijolo que forma a parede,
Indiferente, frio, só."


Paulo Freire

A ESCOLA DOS SONHOS

A Escola dos Sonhos



Eu queria uma escola que cultivasse a curiosidade de aprender que em vocês é natural
Eu queria uma escola que educasse seu corpo e seus movimentos: que possibilitasse seu crescimento físico e sadio.Normal
Eu queria uma escola que lhes ensinasse tudo sobre a natureza, o ar, a matéria, as plantas, os animais, seu próprio corpo. Deus.
Mas que ensinasse primeiro pela observação, pela descoberta, pela experimentação.
E que dessas coisas lhes ensinasse não só o conhecer, como também a aceitar, a amar e preservar.
Eu queria uma escola que lhes ensinasse tudo sobre a nossa história e a nossa terra de uma maneira viva e atraente.
Eu queria uma escola que lhes ensinasse a usarem bem a nossa língua, a pensarem e a se expressarem com clareza.
Eu queria uma escola que lhes ensinassem a pensar, a raciocinar, a procurar soluções. Eu queria uma escola que desde cedo usasse materiais concretos para que vocês pudessem ir formando corretamente os conceitos
matemáticos, os conceitos de números, as operações... Usando palitos, tampinhas, pedrinhas...só porcariinhas!... fazendo vocês aprenderem brincando...
Oh! Meu Deus! Deus que livre vocês de uma escola em que tenham que copiar pontos. Deus que livre vocês de decorar sem entender, nomes, datas, fatos...
Deus que livre vocês de aceitarem conhecimentos "prontos", mediocramente embalados nos livros didáticos descartáveis.
Deus que livre vocês de ficarem passivos, ouvindo e repetindo, repetindo repetindo, repetindo...
Eu também queria uma escola que ensinasse a conviver, a cooperar, a respeitar, a esperar, a saber viver em comunidade, em união.
Que vocês aprendessem a transformar e criar.
Que lhes desse múltiplos meios de vocês expressarem cada sentimento, cada drama, cada emoção.
Ah! E antes que eu me esqueça: Deus que livre vocês de um professor incompetente.
Para vocês, Professores, meu carinho e minha admiração. abraços pelo dia-a-dia.
                        (Carlos Drumond de Andrade)

CALAMIDADE EM ALAGOAS

Brasil ::


Calamidade

Enchente em Alagoas mata 22 e deixa mais de mil desaparecidos

Brasília - Mais de mil pessoas estão desaparecidas e 22 morreram em consequência das enchentes que atingiram Alagoas nos últimos dias, informou há pouco o governador Teotônio Vilela Filho. Neste momento, ele conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a liberação de recursos para o estado. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, participa da audiência, já que a chuva também castiga o seu estado.

“Até o início da tarde, eram 22 mortes e mais de mil desaparecidos. Estamos rezando para que eles estejam com vida. Mas estamos preocupados porque os corpos já começam a aparecer nas praias e nos rios”, disse Vilela, após a cerimônia de lançamento da Semana Nacional sobre Drogas.

O governador disse ainda que a chuva destruiu cerca de 40 mil casa, além de pontes, estradas e ferrovias em 22 municípios. “Os rios de Pernambuco vão todos para Alagoas. Com enxurrada, eles devastaram as cidades”, disse o governador alagoano.

Ele preferiu não adiantar quanto será necessário para a reconstrução dos municípios. “Isso precisa ser quantificado com responsabilidade e critério. Em alguns casos, as águas não baixaram ainda. É impossível ter, neste momento, os prejuízos com precisão”, assinalou o governador de Alagoas. O senador alagoano Fernando Collor de Mello também participa da audiência com Lula.

Vilela fez ainda um apelo para que os veículos de comunicação façam campanha de doação de mantimentos para as vítimas da chuva no estado. “Quero aproveitar e fazer um apelo às emissoras de rádio e televisão para que façam uma campanha nacional, a exemplo do que foi feito para o Rio de Janeiro e para Santa Catarina, porque estamos precisando muito de solidariedade e apoio.”

Segundo ele, o emergencial agora é água, comida, colchões e abrigos. “O inventário do que é necessário reconstruir, como as estradas, casa e pontes, estará em um levantamento que chegará a Brasília na próxima”, disse Vilela.

POESIAS

Pesquisar


Pesquisar é entrar

Na vida dos livros,

Em vidas vividas

Por reis e rainhas,

Em vidas vividas

Por bichos e plantas...

Pesquisar é entrar

Na vida real,

Na vida vivida

Por todos nós.

E quanto mais pesquisamos,

Mais curiosos ficamos,

Porque a pesquisa

Nos encanta e nos fascina,

Porque é da vida real

Que se criam os sonhos...



Pesquisar é entrar

Na vida dos bichos,

Na vida das plantas,

Na vida de rios e mares,

Procurando em cada canto

Um pequeno encanto.

E quanto mais pesquisamos

Mais percebemos que a vida

É cheia de cantos

E encantos secretos.

Na verdade é pesquisando

Que aprendemos

O quão imenso é

o nosso universo.



Berenice Gehlen Adams
Ou Isto ou Aquilo






Ou se tem chuva e não se tem sol

ou se tem sol e não se tem chuva!



Ou se calça a luva e não se põe o anel,

ou se põe o anel e não se calça a luva!



Quem sobe nos ares não fica no chão,

quem fica no chão não sobe nos ares.



É uma grande pena que não se possa

estar ao mesmo tempo em dois lugares!



Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,

ou compro o doce e gasto o dinheiro.



Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo . . .

e vivo escolhendo o dia inteiro!



Não sei se brinco, não sei se estudo,

se saio correndo ou fico tranqüilo.



Mas não consegui entender ainda

qual é melhor: se é isto ou aquilo.





Cecília Meireles
Identidade


Às vezes nem eu mesmo

Sei quem sou.

Às vezes sou

“o meu queridinho”.

Às vezes sou malcriado.

Para mim

Tem vezes que eu sou rei,

Herói voador,

Caubói lutador,

Jogador campeão.

Às vezes sou pulga,

Sou mosca também,

Que voa e se esconde

De medo e vergonha.

Às vezes eu sou o Hércules,

Sansão vencedor

Peito de aço

Goleador.

Mas que importa

O que pensam de mim?

Eu sou eu,

Sou assim,

Sou menino.



Pedro Bandeira
Bom dia, Poesia


Acordo leve e contente,

entre cores e alegria.

Penso no mar, nas montanhas,

nos rios, na maresia,

nos peixinhos, nos corais,

no sol que me traz o dia.

Em tudo sinto a grandeza,

em tudo vivo a poesia.



Abro os olhos, que beleza

que Deus agora me envia.

Sou dona dos horizontes,

dos verdes prados e montes,

da terna e doce harmonia.

Dos frutos que vêm da terra,

dos tesouros que ela encerra,

das riquezas que ela cria.



Sinto a paz dentro de mim

e nada perturbaria

a minha grande esperança

que um dia cada criança

viva também a poesia

que recolho do universo

e concentro em cada verso

que distribuo: Bom dia!



( Celina Ferreira)
A Bailarina






Esta menina

tão pequenina

quer ser bailarina.

Não conhece nem dó nem ré

mas sabe ficar na ponta do pé.

Não conhece nem mi nem fá

mas inclina o corpo para cá e para lá.

Não conhece nem lá e nem si,

mas fecha os olhos e sorri.

Roda, roda, roda com os bracinhos ao ar

e não fica tonta nem sai do lugar.

Põe no cabelo uma estrela e um véu

e diz que caiu do céu.

Esta menina

tão pequenina

quer ser bailarina.

Mas depois esquece todas as danças,

e também quer dormir como as outras

crianças.



Cecília Meirelles

FRASES E CITAÇÕES PEDAGÓGICA

"Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas."(Rubem Alves)






"Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo."(Rubem Alves)






"A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida."


(John Dewey)






"Suprima o pedestal, de repente você estará ao nível das crianças. Você as verá não com olhos de pedagogos e chefes, mas com olhos de homens e crianças, e com este ato você reduzirá seguidamente a perigosa separação entre aluno e professor que existe na escola tradicional".(Célestin Freinet)






"Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado."


(Rubem Alves)






“A escola, em sua singularidade, contém em si a presença da sociedade como um todo” ( Edgar Morin)






"A alegria é uma grande mestra. Mas o desespero também. O assombro é um grande mestre, mas a confusão também! A esperança é uma grande mestra, mas a desilusão também! E a vida é uma grande mestra, mas a morte também. Negar-se algum desses - qualquer aspecto - é não experimentar a vida em sua plenitude."


( LEO BUSCAGLIA )






"O ser humano pode começar a mudar em qualquer fase da vida, inclusive, na terceira idade. Nós somos uma nova página a cada dia."






( Içami Tiba)






"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música


não começaria com partituras, notas e pautas.


Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria


sobre os instrumentos que fazem a música.


Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria


que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas.


Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas


para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes".


(Rubem Alves)






"Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido."


(Sir Arthur Lewis)






“A ciência nunca teria sido ciência se não tivesse sido transdisciplinar” (Edgar Morin)






"Como professores temos que acreditar na mudança, temos que saber que é possível, do contrário não estaríamos ensinando, pois a educação é um constante processo de modificação."


( LEO BUSCAGLIA )






"Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses."


(Rubem Alves)






"Todo conhecimento comporta o risco do erro e da ilusão. A educação do futuro deve enfrentar o problema de dupla fece do erro e da ilusão. O maior erro seria subestimar o problema do erro; a maior ilusão seria subestimar o problema da ilusão. O reconhecimento do erro e da ilusãao é ainda mais difícil, porque o erro e a ilusão não se reconhecem como tal."


(Edgar Morin)






"Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro."


(Henry Thoreau)






"Há uma mesa cheia de maravilhas. A educação é o processo de levar as pessoas a ela. Você pode enfeitar a mesa, pode pôr nela toda a comida do mundo, mas não pode obrigar ninguém a comer."


( LEO BUSCAGLIA )






"A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces."


(Aristóteles)






"Pensar é o trabalho mais difícil que existe, e esta é provavelmente a razão por que tão poucos se dedicam a ele."


(Henry Ford)






"Nos habituamos todos de tal forma a comandar as crianças e a exigir delas uma obediência passiva que não pensamos na possibilidade de haver uma outra solução paraa educação que não seja a fórmula autoritária (...)". (Célestin Freinet)






"Nenhum professor jamais ensinou alguma coisa a alguém. As pessoas aprendem por si."


( LEO BUSCAGLIA )






"O começo da sabedoria é encontrado na dúvida; duvidando começamos a questionar, e procurando podemos achar a verdade."






(Pierre Abelard )










" Os educadores experientes não são aqueles que estimulam a transpor as barreiras exteriores, mas os obstáculos secretos. Não são aqueles que transformam seus filhos e alunos em depósito de informações mas os que estimulam seu apetite intelectual e os animam a digerir informações". ( Augusto Cury )






"...educar é realizar a mais bela e complexa arte da inteligência. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro, mesmo que os jovens nos decepcionem no presente. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência".


("Pais brilhantes, Professores fascinantes" - Augusto Cury)






"Não existe saber mais ou saber menos: há saberes diferentes" ( Paulo Freire )






" Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina" ( Cora Coralina )






" O professor pensa ensinar o que sabe, o que recolheu nos livros e da vida, mas o aluno aprende do professor não necessariamente o que o outro quer ensinar, mas aquilo que quer aprender." ( Affonso Romano de Sant'Anna )






"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende". (Guimarães Rosa)






"Tão importante quanto o que se ensina e se aprende é como se ensina e como se aprende". ( César Coll )






"Não se pode falar de educação sem amor". ( Paulo Freire )






"O profissional que não lê livros e revistas de sua especialidade é um charlatão". ( Lauro de Oliveira Lima )






"A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos os


seus poderes funcionando com harmonia e completa, em relação à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, se elevando do plano animal e continuaria a se desenvolver até sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal". ( Friedrich Froebel )






"Um livro pode ser nosso sem nos pertencer. Só um livro lido nos pertence realmente".( Eno T. Wanke )






" O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos." ( Rubem Alves )






"De que adiantará um discurso sobre a alegria se o professor for um triste?" ( Artur da Távolla )






"Educar é de certo modo transformar um animal humano em cidadão".( Ferreira Goulart )






"O saber "entra" pelos sentidos e não somente pelo intelecto".( Frei Betto )






"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra".(Anísio Teixeira )






"Ao brincar com a criança, o adulto está brincando consigo mesmo".( Carlos Drummond de Andrade )






"As crianças têm uma sensibilidade enorme para perceber que a professora faz exatamente o contrário do que diz". ( Paulo Freire )






"Nenhum ser humano é bastante perfeito para ter o direito de matar aquele que considera como inteiramente nocivo". ( Gandhi )






"Procure ser um homem de valor em vez de procurar ser um homem de sucesso". ( Albert Einstein )






"A arte de ensinar é a arte de acordar a curiosidade natural nas mentes jovens, com o propósito de serem satisfeitas mais tarde".(Anatole France, escritor francês)






" Os educadores precisam compreender que ajudar as pessoas a se tornarem pessoas é muito mais importante do que ajudá-las a tornarem-se matemáticas, poliglotas ou coisa que o valha." (Carl Rogers)






"A boa educação é moeda de ouro, em toda parte tem valor". (Pe. Antônio Vieira, padre jesuíta e educador)






"A escola é um edifício com quatro paredes e o amanhã dentro dele". (George Bernard Shaw, dramaturgo irlandês)






"A estupidez é infinitamente mais fascinante que a inteligência. A inteligência tem seus limites, a estupidez não". (Claude Charbol, escritor francês)






"A morte do homem começa no instante que ela desiste de aprender". (Albino Teixeira, poeta português)






"A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer". (Albert Eisntein, cientista alemão, Como Vejo o Mundo)






"A universidade é o local onde a ignorância é levada à suas últimas conseqüências." (Millôr Fernandes, humorista brasileiro)






"Acredito que somente uma pessoa que nada aprendeu não modifica suas opiniões." (Emil Zatopek, atleta africano)






"Aprendi muito com meus mestres, mais com meus companheiros e mais ainda com os meus alunos." (Provérbio Judaico)






"Aprendi silêncio com os falantes, tolerância com os intolerantes e gentileza com os rudes. Ainda, estranho, sou ingrato a esses professores". (Khalil Gibran, escritor indiano)






"Aquilo que você mais sabe ensinar, é aquilo que você mais precisa aprender." (Richard Bach, escritor norte americano)






"Com o conhecimento nossas dúvidas aumentam." (Goethe, poeta alemão)






"É prova de alta cultura dizer as coisas mais profundas, do modo mais simples." (Ralph Waldo Emerson, filósofo e poeta norte americano)






"Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras, filósofo grego)






"Erros são, no final das contas, fundamentos da verdade. Se um homem não sabe o que é uma coisa e, já, um avanço do conhecimento saber o que ela não é." (Carl Jung, psicólogo austríaco)






"Ignorante não é aquele sem instrução; é aquele que não conhece a si próprio". (Krisnamurti, místico indiano)

Artes da Paraíba

Essas dicas são do site Artes da Paraíba. dica

1. Aconselho que você compre para iniciar a sua pintura, tecidos não muito grandes, um que eu acho bom para iniciar e muito legal de pintar, são os panos de prato branco, feitos de ‘sacaria’. Se não houver esse tipo de tecido onde você mora, utilize algum de puro algodão.

2. A seguir escolha um risco (motivo) fácil, dê preferência a figuras básicas, como um ursinho, ou frutas; mas que não tenham detalhes pequeninos como olhos, boquinha. Tem de ser riscos de tamanho médio ou grande e que não tenham de ser muito trabalhado. Há muitas opções, você pode pintar corações, objetos de cozinha, aqui no meu blog você encontrará muito desses riscos fáceis. Há também a opção dos moldes vazados ou estêncil.

3.Compre tintas de boa qualidade, eu pessoalmente só uso a Acrilex.

4.Compre pincéis de qualidade, e se possível dois de cada numeração que você for utilizar.

5.Lave o tecido de algodão para retirar toda a goma. Depois de lavado, passe direitinho, e deixe-o lisinho.

6. Desenhe o motivo no tecido, utilizando o papel carbono para tecido, há varias cores, eu uso o vermelho, ou o caramelo. Caso você não encontre esse papel carbono especifico para tecido, onde você mora, use aquele carbono que é utilizado nas impressoras que tem formulários contínuos, ou carbono comum, mas tenha muito cuidado para não sujar todo o tecido apoiando demais o peso de suas mãos sobre o risco.
7. Coloque então o seu risco que pode estar desenhado em papel vegetal, folha de seda, ou até mesmo folha A4, sobre o papel carbono, e a seguir ponha em cima do tecido a ser pintado. Contorne com uma caneta ou um lápis o seu risco, verificando se ao fazê-lo, o risco esta sendo passado corretamente para o tecido.


8.Selecione as cores que irá utilizar. Você deverá ter uma variedade de cores razoável, para compor o seu trabalho. No mínimo uma gama de cerca de 12 cores para iniciar.

9.Tenha no mínimo este material, no futuro adquira alguns tons de tinta diferentes. Se você quiser economizar e não comprar tinta em tons suficientes p/ seu trabalho, você correrá o risco de não ter um final ideal, como você esperava. Esse é o mesmo conselho que eu dei para quem quer iniciar a pintar telas.

10.Coloque as cores em pequenas quantidades, numa paleta ou até mesmo em um prato de louça branco. Deixe ao seu lado dois copos pequenos com água limpa, para lavar os pincéis. Na primeira água você tira o excesso de tinta e na segunda água você enxágua. Não esqueça de ter também pedaços pequenos de pano de limpeza, para limpar qualquer tinta que você deixe cair no chão, ou para enxugar os pincéis.

11.Comece sempre a pintar os objetos que estão em plano de fundo do desenho, se for frutas sobrepostas, ou flores, comece sempre pelo que esta ‘por baixo’(no fundo) do desenho.

12.Tenha muita calma para pintar, e não ponha muita tinta no pincel, pq ao passar sobre o tecido, você poderá ‘encharca-lo’, deixando uma pintura grosseira e difícil de secar também..

13. Normalmente o contorno dos riscos é feito pela própria tinta e com o próprio pincel que você utilizou para pintar o centro da figura, ou seja, o desenho. Há algumas pessoas que utilizam a caneta para contorno da Acrilex, a Acrilpen que há em varias cores. Com o tempo você vai se aperceber de como é que seu trabalho sai melhor, porque isso varia de pessoas para pessoa.

14.Nunca deixe nenhum dos pincéis de molho, não deixe nenhum vestígio da tinta usada naquele dia, limpe-os e guarde-os com muito cuidado, não limpe o pincel com solvente..

15.Nas bancas de revistas você encontra muita revista destinada ao tema pintura em tecido, nelas você também encontrará boas dicas.

16. Com o tempo você poderá começar a pintar outros tipos de tecido, como seda, por exemplo, e claro ir utilizando varias técnicas e outros tipos de tinta apropriada ao tecido que será usado no novo trabalho.

17. Uma dica, a tinta para tecido da Acrilex, é muito boa, e eu já utilizei para outros tipos de artesanato, como pintura em caixinhas de madeira, e até fiz alguns trabalhos em tela também.

18.Espero com estas pequenas dicas, ter ajudado a começar essa arte de pintura em tecido, que eu tanto amo.

Bom trabalho!
artesanato artesanato artesanato artesanato artesanato artesanato artesanato artesanato artesanato artesanato artesanato artesanato artesanato artesanato artesanatoSeguindo o conselho do site: Dê artesanato de presente, à quem você admira!

Panos de prato pintados a mão




Jogos de Banheiro - Pintura Porcelanizada



Riscos para pintar fraldas















Riscos para fraldas....

Riscos infantis para pintar em tecido



















































RECADINHOS AQUI

COMO USAR AS IMS NA EDUCAÇÃO

Vamos Construir

Aquarela

PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

SENINHA DO BRASIL