Páginas

quarta-feira, 18 de abril de 2012

CONHEÇA O PROJETO 'ÓLEO DO BEM'

Óleo do Bem O Grupo Barracool, de Barra dos Bugres, em Mato Grosso, está implementando, dentro de sua política de desenvolvimento sustentável, um projeto em parceria com as escolas estaduais e municipais da cidade, para a coleta e o reaproveitamento do óleo de fritura residual. 

Segundo a Barralcool, a ideia inicial do projeto é instalar pontos de coleta, chamados ecopontos, em cada escola participante, distribuir frascos de coleta para os alunos e quando eles retornarem com o óleo para a escola trocar cada litro recolhido por um ecoreal, um tipo de moeda especialmente desenvolvida para a iniciativa.

Cada ecoreal vale um ponto. Periodicamente, em datas pré-estabelecidas, os alunos devem se dirigir até a sede de um projeto social da empresa, o Doce Vida, para trocar seus pontos acumulados pelo brinde que desejar.
A Barralcool é responsável por buscar todo o óleo coletado nos ecopontos das escolas e levar até a divisão biodiesel, onde ele receberá tratamentos específicos e será destinado para a produção do biocombustível.

A divisão biodiesel do Barralcool possui capacidade instalada para produzir 190.000 litros por dia deste combustível. Atualmente utiliza como matérias-primas óleo de soja degomado e óleo bruto de algodão. 

O óleo de fritura residual coletado pelo Projeto será misturado ao de soja e de algodão, e assim será usado para fabricação de biodiesel. O biodiesel produzido tem como referência o padrão de qualidade estabelecido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O biodiesel é um combustível renovável, atualmente misturado na proporção de 5% em todo o óleo diesel consumido no território nacional. 
De acordo com a empresa, com este trabalho a companhia demonstra que é possível realizar o reaproveitamento do óleo e também conscientizar a comunidade da cidade. 

Problema do óleo
O óleo de cozinha sempre fez parte dos nossos hábitos alimentares, especialmente nas frituras, e ultimamente a sociedade como um todo vem se atentando para as questões ambientais, e temos no óleo de fritura residual o vilão quando descartado de forma incorreta. Um dos principais motivos é o fato de que nossos rios estão praticamente esgotados pela poluição industrial e domiciliar. 

Os mananciais de onde é retirada a água que abastece os centros urbanos, ou estão poluídos ou em grande risco. Com a escassez de água, a poluição provocada pelo óleo de fritura residual descartado na pia ou no solo começa a ser debatida e ter mais importância, já que a solução não depende em si de grandes investimentos, mas da mudança de hábitos da população e da ação de organizações que possam dar a este resíduo uma destinação apropriada.

0 comentários:

Postar um comentário

OLÁ COLEGAS, DEIXE SEUS COMENTÁRIOS.

RECADINHOS AQUI

COMO USAR AS IMS NA EDUCAÇÃO

Vamos Construir

Aquarela

PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

SENINHA DO BRASIL