Páginas

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Inteligências Múltiplas

 A TEORIA DE INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS, SEGUNDO HOWARD
GARDNER SUGERE QUE CADA INDIVÍDUO POSSUI FORMAS DISTINTAS
DE INTELIGÊNCIA EM GRAUS VARIADOS.

PROPÕE DEZ FORMAS DE COMPETÊNCIAS: LINGÜÍSTICA, MUSICAL,
LÓGICO-MATEMÁTICA, ESPACIAL, CORPORAL, INTRAPESSOAL
(INSIGHT, METACOGNIÇÃO), INTERPESSOAL (HABILIDADES SOCIAIS),
NATURALISTA, EXISTENCIAL E PICTÓRICA.

NOSSO OBJETIVO COMO EDUCADOR É DESENVOLVER AS DEMAIS
INTELIGÊNCIAS, ESTIMULANDO, PROPONDO SITUAÇÕES AS QUAIS SE
POSSA CRIAR UM CAMPO DE APRENDIZAGEM DIFERENCIADO.
 DESTA FORMA CONHECEREMOS AS COMPETÊNCIAS, ESTILOS
COGNITIVOS DE CADA ALUNO.

A MELHOR MANEIRA DE TRABALHARMOS AS INTELIGÊNCIAS
MÚLTIPLAS É ATRAVÉS DOS CONTEÚDOS TRANSVERSAIS.

HABILIDADES DE
INTELIGÊNCIAS
ATIVIDADES DE
ENSINO
MATERIAIS DE
ENSINO
ESTRATÉGIAS
LINGUÍSTICA
Palestras, discussões,
jogos de palavras,
narração de histórias,
leitura em coral,
redação de jornal,
gibis.
Livros, gibis,
gravadores, vídeo,
máquinas de escrever,
computador, internet.
Ler sobre um
tema,escrever sobre
um tema, falar sobre
um tema, escutar e
depois interpretar o
tema
.
LÓGICOMATEMÁTICA
Enigmas, solução
de problemas,
experimentos
científicos, cálculos
mentais, jogos
numéricos,
pensamento crítico.
Livros,
calculadoras,
material dourado,
material curisineire,
formas
geométricas,
materiais
concretos, sucatas.
Quantificar, pensar,
calcular, colocar
uma estrutura
lógica,
experimentar,
construir formas
geométricas, jogos
.
ESPACIAL
Apresentações
visuais, atividades
artísticas, jogos de
imaginação, mapas,
metáforas,
visualização,
construir objetos.
Gráficos, mapas,
vídeo, jgos de
encaixe, material
de artes, ilusões
óticas.
Ver um objeto,
desenhar,
tridimensão,
sequenciar,
lateralidade,
direção, colorir,
organizar,
perspectiva.

CORPORALCINESTÉSICA
Aprendizagem
prática, teatro,
dança, esportes,
atividades táteis,
gustativas,
olfativas, visuais,
exercícios de
Materiais para
construção, argila,
materiais
desportivos,
texturas diversas,
alimentos, cheiros,
cores e luz
Sentir várias
situações,
vivenciar,
experienciar, tocar,
dançar, ioga,
capoeira,
expressar-se,
3
relaxamento. diversas. mímica, máscaras,
dramatizar,
produzir alimentos,
receitas, sons
diversos, perfumes,
essências,
sabonetes.

MUSICAL
Aprendizagem
rítmica, volume,
sons graves e
agudos, notas
musicais.
Gravador, Cds,
fitas, vídeo,
instrumentos
musicais.
Cantar, ouvir,
sentir, compor,
descobrir tipos
musicais, folclore,
pesquisar sons de
animais, construir e
pesquisar
instrumentos
musicais.

INTERPESSOAL
Aprendizagem
cooperativa,
monitor de colegas,
envolvimento na
comunidade,
reuniões sociais.
Jogos de tabuleiro,
jogos em grupo,
gincanas, organizar
festas, teatro.
Ensinar um tema,
colaborar, iniciativa,
liderança, respeito,
interação;
representante de
classe.

INTRAPESSOAL
Instrução
individualizada,
estudo
independente, autoestima,
reflexão,
introspecção.
Diários, projetos,
confecção de
livros, materiais de
auto-avaliação,
cartaz de avaliação
coletiva e
individual.
Relacionar um
tema a vida
pessoal, escolhas
pessoais, estilo,
preferências,
musica, lazer,
livros, cor, opinião
sobre algum tema.

NATURALISTA
Estudo da natureza,
consciência
ecológica, cuidado
com animais,
Plantas, animais,
jardinagem, horta,
(máquina
fotográfica,
Conectar as coisas
vivas aos
fenômenos
naturais,
4
preocupação com o
bem estar do
Planeta Terra,
qualidade de vida.
binóculo,
microscópio,
instrumentos de
jardinagem).
desmatamento,
cadeia alimentar,
evolução do
homem,
preservação da
natureza,
reciclagem,
alimentação
natural.

EXISTENCIAL
Aprendizagem mais
investigativa e
desenvolvimento da
reflexão e
pensamento.
Capacidade de
situar-se com os
limites dos cosmos,
com as coisas mais
etéreas,
compreensão do
sentido de vida e de
morte, do amor e
do ódio, capacidade
de aprofundar-se
na descoberta do
sentido de uma
obra de arte,
questões
filosóficas,
religiosidade,
coisas místicas ou
metafísicas.
Biologia, genética,
geografia, história;
filosofia.
Pesquisas, temas
polêmicos,
entrevistas, visitas
em bibliotecas,
museus, obras de
arte e esculturas,
internet e local do
provedor,
laboratórios de
medicina,
levantamento de
cultos religiosos
atuais e peculiares
a cada cultura,
ritos de passagem
da humanidade
(nascimento, vida e
moret), ciclo vital
das espécies,
extraterrestres,
teorias
psicológicas.


PICTÓRICA
Esta inteligência é
Atividades
5
considerada como
um espectro,
associação e
complementaridade
à inteligência
musical.
Relacionada às
manifestações da
arte, do grafismo,
da expressão via
desenho e da
resolução de
problemas.
artísticas-plásticas,
escultura, dança,
teatro, composição,
poesia, gravuras,
fotografias,
reciclagem, sucata,
artesanato, artes
na cultura da
humanidade.

0 comentários:

Postar um comentário

OLÁ COLEGAS, DEIXE SEUS COMENTÁRIOS.

RECADINHOS AQUI

COMO USAR AS IMS NA EDUCAÇÃO

Vamos Construir

Aquarela

PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

SENINHA DO BRASIL